Pessoal,
Para que a gente vá se preparando para a viagem do Rio aqui tem um vídeo com o depoimento do Lucio Costa sobre o Palácio Gustavo Capanema.
Resolvi postar sobre ele porque quando estava na escola usava um livro da Graça Proença para estudar História da Arte, era de certa forma didático e quando chegava no finzinho do livro falava sobre a arquitetura moderna brasileira e uma das imagens era do antigo Ministério da Educação e Cultura, quando a autora se referia a influência de Le Corbusier no Brasil. A imagem ficou guardada e sempre gostei muito desse projeto, vai ser muito bom poder finalmente vê-lo de perto.
Assim, estou mandando também algumas imagens com as páginas desse livro, onde ela inclusive fala do Warchavchik, e não se refere a ele como primeiro a realizar uma obra modernista no Brasil, considerando ser talvez do arquiteto Victor Dubugras a primeira obra. Enfim, é mais uma opinião para conhecermos.
No vídeo, chamo a atenção para o momento em que é narrado o depoimento de Lucio Costa sobre a sua insistência em trazer Le Corbusier e os problemas que enfrentou devido ao fato de que Piacentini veio ao país um ano antes, contratado pelo governo para ajudar na implantação da cidade universitária. Até que Getúlio Vargas "cede seu capricho" e Le Corbusier é convidado. Além disso, há uma parte em que o arquiteto ressalta o apoio e a importância do Ministro Gustavo Capanema e fala também sobre o trabalho com Niemeyer.
No mais, garanto que vale muito a pena assistir o vídeo todo com o próprio Lucio Costa falando a respeito da obra.
Sobre Lucio Costa, que admiro muito, tem um site "Casa de Lucio Costa" onde podemos encontrar muitas informações sobre o seu trabalho. Entrando na parte "acervo", em seguida "vídeos", estará lá esse mesmo que estou postando, sem legendas e com a imagem um pouquinho melhor, bem como outros também muito interessantes.




Que bom ver que o nosso site da Casa de Lucio Costa tem sido útil!
ResponderExcluir