quarta-feira, 16 de novembro de 2011

#2

PARQUE CECAP (Guarulhos _ 1967)

Com projeto de Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Fábio Penteado, o conjunto habitacional Zezinho Magalhães Padro, o Parque CECAP, foi produzido para servir como exemplo de política urbana estadual.
O projeto retoma soluções adotadas em habitações das décadas de 1930, 1940 e 1950, mas sua grande contribuição é a presença da planta livre que permitia, portanto, que cada família organizasse o apartamento da maneira mais conveniente. O projeto urbanístico do Parque CECAP é orientado pelo conceito de freguesia, na qual cada freguesia contaria com um conjunto de edifícios e equipamentos urbanos.
Anne.












Um comentário:

  1. "O Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado revela as preocupações éticas e políticas que marcam as concepções arquitetônicas de Artigas. Trata-se de uma das mais importantes experiências de habitação popular realizada durante o governo militar, destacando-se frente aos conjuntos do BNH construídos na época. Todavia, sobre a obra recaem as críticas que sofrem todos os conjuntos habitacionais durante a década de 1960, empreendidas por arquitetos que defendem a necessidade de reconhecimento de outras soluções de construção de moradia boa e barata para as populações de baixa renda das grandes cidades - como a autoconstrução por meio de mutirões, com maior participação dos futuros moradores na definição do projeto, na execução da obra e na gestão do empreendimento."
    Para ver projeto habitacional produzido através da autoconstrução, ver post #1!

    ResponderExcluir