sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Weißenhofsiedlung


O Bairro Weissenhof foi construído em Stuttgart, na Alemanha, como exposição para o Deutscher Werkbund.

A exposição aconteceu em 1927, e nela procurava-se mostrar a nova maneira de morar, a nova habitação ("Die Wohnung" significa "a moradia"), que considerava as necessidades modernas.

Com direção artística de Ludwig Mies van der Rohe, o bairro contava com 17 arquitetos: Le Corbusier, Walter Gropius, Peter Behrens, Bruno Taut, Max Taut, entre outros.

Todos eles estavam empenhados em projetar a nova habitação, que teria espaços interiores flexíveis, planta livre, partições móveis, etc. Cada arquiteto colocou em seu projeto inclusive o mobiliário correspondente a essa nova forma de morar. No geral, as casas continham terraços-jardim, janelas em fita, e assim constituíam uma unidade.

Além disso, uma característica comum a todas as casas desse bairro é a cor de cada uma: o branco. Talvez seja dessa característica que tenha surgido a ideia do nome do bairro: "weiss", em alemão, significa "branco".

O bairro Weissenhoff foi parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, e foi no aniversário de 75 anos daquela exibição do Werkbund, que o lugar recebeu mais atenção;

Em 2002, a cidade de Stuttgart adquiriu as casas de Le Corbusier para instalar o museu (http://www.stuttgart.de/weissenhof/).



Nenhum comentário:

Postar um comentário