quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mais sobre a Chicago School 1870-1910





O nascimento do arranha-céu

Em 1871,um dos maiores desastres da história dos Estados Unidos ,na cidade de Chicago,no período em que quase todas as construções eram de madeira,foi destruída quase inteiramente por um grande incêndio.A reconstrução da cidade em pedra e aço marcou o ponto revolucionário de transição na história da arquitetura.A conhecida Chicago school de arquitetura se refere as obras inovadoras de arquitetos e engenheiros envolvidos na reconstrução da cidade.Eles se depararam com alguns problemas específicos:a inserção de novas construções referentes a urban fabric;o desenho de estruturas que seriam tecnologicamente mais confiáveis e resistentes ao fogo; e um design de formas mais adequado para as funções dos novos prédios,a maioria para uso de serviços industriais.



Entre esses arquitetos foi William Le Baron Jeney,que estudou em Harvard Scientific School e a Ecole dês Beaux Arts em Paris.Ele propôs uma nova e multifuncional construção predial- o arranha –céu-em que a escala vertical ,foi possível pela invenção do elevador,fazendo com que aumentasse bastante o uso desse tipo de construção.A estrutura foi feita possível tecnicamente graças ao uso de estrutura de metal,a estrutura também determinou a modulação do exterior.Seu estudante Daniel Husdon Burnham desenvolveu uma linguagem expressiva para explorar novas possibilidades no design e composição de grandes superfícies de fachadas de construções comerciais,uma categoria que inclui prédios de escritórios,sedes de companhias ,lojas de departamento,e outras similares grandes estruturas.Logo diverso arquitetos foram se envolvendo ativamente no caminho para estabelecer um modelo de construção adequado para a revolução tipológica das altos prédios comerciais.Entre os mais importantes membros da Chicago School onde Dankmar Adler e Louis Sullivan,rapidamente viraram os liders;em 20 anos de atividade eles fizeram diversas construções em que o tecno-construtivo e demandas tipológicas foram substituídas lado a lado com o constante esforço para elaborar elementos decorativos e estruturais em uma nova linguagem.




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