domingo, 21 de agosto de 2011

Personalidades da Secessão vienense

Aproveitando a postagem da Denise segue uma breve explicação sobre o trabalho de Klimt e Schiele, no contexto da Viena pré-guerra, marcada principalmente pelas recentes questões freudianas sobre o impulso sexual primitivo e o significado dos sonhos, as quais eram vistas como imorais pela alta sociedade vienense. E é justamente sobre a temática da sexualidade e nudez que artistas como Klimt e Schiele atuaram, conflitando com os, até então, parâmetros de decência da conservadora sociedade.

Egon Schiele (Tulln,1890-Viena,1918)

Seus retratos, extremamente expressivos, têm características eróticas e os corpos pintados frequentemente em posições retorcidas sobre fundo monocromático geram imagens intensas, que lhe renderam a prisão por 26 dias, sob a acusação de que as crianças que visitavam seu ateliê eram expostas a pornografia enquanto viam seus quadros. Escândalo o qual só fez aumentar sua fama e seu séquito, experiência que é descrita por Schiele por meio de desenhos e anotações, que hoje pode ser vista no livro 'A prisão'. Schiele também pintou natureza-morta, sendo a região rural vizinha muitas vezes retratada em suas pinturas.


"Não estuprei, não roubei, não matei, não incendiei; infringi a sensível 'sociedade' humana apenas e tão somente por meio... da minha existência" Egon Schiele


Auto-retrato nu, 1910. Museu Albertina - Viena, Áustria.

Aquarela e guache sobre papel.



Gustav Klimt (Baumgarten,1862-Viena,1918)

Klimt tinha um estilo próprio, criado através de sua destreza decorativa, seus ousados padrões de desenho e a influência da imagética simbolista e impressionista. Recebeu diversas encomendas de autoridades vienenses e sua arte decorativa chegou a representar o espírito de progresso e o luxo da Viena imperial. Seus retratos muitas vezes representados pela nudez e o erotismo, juntamente com composições não convencionais, geraram na época diversas críticas ao pintor, que teve alguns de seus desenhos considerados pornográficos ou excessivamente eróticos para serem expostos em público. Klimt pintou também paisagens e retratos de mulheres aristocráticas e ricas.


Representação da história mitológica em que Zeus metamorfoseado de chuva de ouro possui Dânae, filha do Rei de Argos, o qual a aprisiona para tentar evitar que esta engravidasse, já que o oráculo havia profetizado que seu neto seria seu assassino.

Dânae, 1907-1908. Coleção particular

Óleo sobre tela, 77X83 cm.


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