
O parque do Flamengo teve suas obras iniciadas em 1961, localizado na orla da baía de Guanabara. O projeto urbanístico e arquitetônico foi realizado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, e o projeto paisagístico, por Roberto Burle Marx. O aterro é feito com
material proveniente do desmonte do morro de Santo Antônio.O aterro do Flamengo foi uma iniciativa que visava resolver o problema viário do Rio de Janeiro, que se intensificou entre 1950 e 1960.

Nessa época, tivemos a participação de Reidy em vários projetos de urbanização. O aterro do Flamengo está entre uma das principais realizações de Reidy na cidade. Ele também teve participação no projeto do MAM/RJ, sendo responsável pela passarela em frente ao museu, pelo coreto e pelo pavilhão de jogos.
Além do projeto de Reidy, no aterro também podem
os encontrar um dos projetos paisagísticos mais importantes de Burle Marx, como na praça Salgado Filho, onde po
demos observar as pedras mesclando com o gramado nos pisos e a sinuosidade dos canteiros. Podemos comparar esse projeto com a dos jardins
na proximidade do MAM, que apresentam um perfil diferente: traçado quadrangular com linhas retas e canteiros ortogonais.
Podemos dizer que o aterro se apresenta como um intermediário entre o urbano e o natural da cidade, pois é um local próximo ao centro mas grudado ao mar, possibilitando uma vista agradável a quem passa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário