terça-feira, 6 de setembro de 2011

Theo van Doesburg e o De Stijl

File:Mondrian CompRYB.jpg
Composition with Yellow, Blue and Red by Piet Mondrian
Theo Van Doesburg nasceu no ano de 1883 nos Países Baixos. Após aulas de teatro e canto, decidiu tornar-se artista plástico. Os gastos de suas pinturas eram pagos com as matérias que escrevia para diversas revistas. No início da carreira, seu trabalho era Impressionista. Porém, após ler Rückblicke, de Kandinski, van Doesburg percebe haver nas artes um modo diferente de expressar-se como nunca: a abstração. Em 1915, teve contato com o trabalho de Mondrian, e junto deste, de Bart van der Leck, Anthony Kok, Vilmos Huszar e J.J.P. Oud, fundou a revista De Stijl em 1917, tornando-se esta um movimento. A filosofia artística seguida pelo grupo era o chamado Neoplasticismo. O grupo pregava a utilização de formas puras e cores primárias junto de branco e preto.
File:Theo van Doesburg Counter-CompositionV (1924).jpg
Counter-composition V. -

Theo van Doesburg

No ano de 1922, Theo van Doesburg se mudou para Weimar com o propósito de levar à Bauhaus seu conhecimento. No entanto, o diretor e fundador da Bauhaus, Walter Gropius, não acreditava que Doesburg deveria ser mestre na escola, discordando de seus princípios. Doesburg, então, instalou-se nas proximidades da Bauhaus, iniciando sua própria "escola", ensinando aos estudantes sobre novas idéias do Construtivismo, Dadaísmo e da De Stijl. Por fim, o movimento De Stijl acabou por influenciar os arquitetos e artistas formados pela Bauhaus.
File:RietveldSchroederhuis.jpg

Rietveld Schröeder House - Rietveld


Após a morte de van Doesburg em 1931, o grupo se enfraqueceu. A maioria - porém não todos - dos membros continuaram fiéis às idéis básicas do movimento. A influência na arquitetura continuou forte após 1931, sendo um dos principais influenciados Mies van der Rohe. Entre 1923 e 1924, Rietveld construiu sua "Rietveld Shröder House", o único edifício feito completamente de acordo com os princípios da De Stijl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário