sábado, 3 de setembro de 2011

Casa

Este post não está relacionado diretamente a nenhuma das aulas mas se refere a um dos principais usos do arquiteto: criar a casa e criar modos de criar a casa.



Ilustração: Capa para coisas projetada por Frank Lloyd Wright

"Uma casa é só uma pilha de coisas com uma capa por cima. Você pode ver isso quando vai viajar de avião. Você olha pra baixo, e vê que todo mundo tem uma pequena pilha de coisas. Todas as pequenas pilhas de coisas. E quando você sai de casa, você tem que trancá-la. Você não gostaria que alguém entrasse e levasse algumas das suas coisas. Eles sempre levam as coisas boas. Nunca se importam com as coisas com as quais você se importam. Só querem saber das coisas brilhantes. É isso o que a sua casa é: um lugar para guardar as suas coisas enquanto você está fora dela... para adquirir mais coisas.

Às vezes você tem que se mudar, comprar uma casa maior. Por que? Porque não tem mais espaço para as suas coisas. Você já reparou que, quando você entra na casa de outra pessoa, você nunca se sente cem por cento em casa? Sabe por que? Não tem espaço para as suas coisas. As coisas de alguém já estão espalhadas em todos os lugares. E se você for dormir lá, te deixam dormir em um quarto. O quarto não é usado há onze anos. Alguém morreu nele, onze anos atrás. E não tiraram as coisas daquela pessoa de lá. Perto da cama normalmente há uma penteadeira ou criado mudo de alguma espécie, e não tem espaço para as suas coisas nele. As coisas de alguém já estão lá dentro."

George Carlin explicando o conceito de "casa", em algum momento de 1986.
(tradução liberal)

Um comentário:

  1. Acho um post interessante, porém não acredito que a casa sirva simplesmente para guardarmos coisas... elas guardam também sentimentos e momentos. Me recordo com saudades do apartamento que já morei e da casa em Paulinia que já morei, mas das coisas dentro delas que haviam nao recordo! Recordo apenas de momentos marcantes que passei... Fica a dica xD

    ResponderExcluir